Álcool X Direção

     

Hoje, uma das principais causas de morte no país, são os acidentes no trânsito.  De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 40 mil pessoas morreram em 2005 no Brasil. Desse total a maioria é do sexo masculino, sendo que, a metade das vitimas fatais são jovens.

     Os acidentes de trânsito na maioria das vezes são causados pela alta velocidade, decorrente do excessivo uso de bebidas alcoólicas, drogas e a busca de emoção. Em conseqüência disso, o número de mortes aumentam devido aos que beberam mais do que deviam. É comum ver nas ruas não só de salvador como de outros estados do Brasil, nas noites de sexta-feira e finai de semana, homens e mulheres embriagados conduzindo veículos, fazendo manobras arriscadas, excedendo a velocidade colocando em risco a própria vida e a vidas dos outros.

      As reações provocadas no organismo pelo consumo de álcool são variadas. O sistema nervoso é alterado, podendo passar da euforia e excesso de confiança para depressão total. O resultado é o risco iminente de acidentes, muitos deles fatais e colocando em risco a vida de outras pessoas que estejam utilizando a vida, pedestres, outros motoristas e passageiros.

     E com isso, o Brasil tem um prejuízo anual de R$ 105 milhoes com acidentes de transito. São custos com perda em produção, custos médicos, previdência social, custos legais, perdas matérias, custos com emergências entre outros.

 

 

 

 

Deixe um comentário